Biografia

ERICH FROMM

Erich Fromm (Francoforte, 23 de março de 1900 — Muralto, 18 de março de 1980) foi um psicanalista, sociólogo e pensador alemão. Sua trilogia composta dos livros “O Medo à Liberdade”, “A Análise do Homem” e “Psicanálise da Sociedade Contemporânea” se tornou um importante tratado para a psicanálise no século XX. Filho de um rico comerciante de vinhos e de uma dona de casa cresceu em uma família judia extremamente religiosa. Tinha 14 anos quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial. Estudou na Universidade de Frankfurt no curso de Direito, porém, depois se transferiu para o curso de Sociologia na Universidade de Heidelberg.

Em 1926 casou-se com a psicanalista Frieda Reichmann e especializou-se em psicanálise no Instituto Psicanalítico de Berlim, onde teve contato com as teorias marxistas e se vinculou à Escola de Frankfurt. A partir de 1929 atuou como analista leigo, pois não possuía formação médica. A partir de 1930 assumiu a direção do Departamento de Psicologia do Instituto de Pesquisas Sociais de Frankfurt, também conhecido como Escola de Frankfurt. Apresentou seus primeiros trabalhos científicos.

Ele defendia que a psicologia e a sociologia eram importantes para que pudéssemos analisar propriamente os problemas da sociedade.

Em sua obra mais lida, Ter ou ser, Fromm dedicou-se à análise da crise da sociedade contemporânea e a sua solução. Aí ele estabelece dois modos de existência: o modo do ter e o modo do ser. No modo do ter, diz-se que a verdadeira essência do ser humano é o ter, pois quem não tem nada não é nada. Fromm reflete através de diversos pensadores, de Buda a Marx, passando por Jesus Cristo, a fim de apontar os problemas desse modo de existência. Para Fromm, o ser humano deve propor como meta o ser muito e não o ter muito. Os pré-requisitos do modo do ser são a independência, a liberdade e a presença da razão crítica.

Erich Fromm foi de suma importância para o entendimento da natureza humana. Por meio do seu trabalho, o psicanalista traçou as diretrizes necessárias para se analisar a verdadeira essência do ser humano. Ele produziu uma extensa obra, na qual ele aborda diversos temas, como inconsciente social, sonhos, religião, humanismo normativo e a modelagem do indivíduo pela sociedade, as necessidades básicas da alma humana etc. Entre suas obras destacam-se: “O Medo à Liberdade” (1941), “O Coração do Homem” (1965), “Psicanálise e Religião” (1966) “O Espírito da Liberdade” (1970), “Psicanálise da Sociedade Contemporânea” (1976) e “Análise do Homem” (1978).

O REITOR DA ERICH FROMM UNIVERSITY

JOSÉ AUGUSTO MACIEL TORRES é natural de Salvador, Bahia, e atua como Professor e Diretor de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Tem graduações em Teologia,Filosofia e Psicologia, com Doutorados em Filosofia e Psicologia.Sendo ainda autor de diversas obras relacionadas as artes marciais, terapias e filosofias orientais.

TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS CAUSA

A Erich Fromm University emite para todos aqueles que tenham uma larga experiência curricular, de forma tácita e/ou explicita,as titulações de DOUTOR HONORIS CAUSA.Possuindo estas diplomações características somente para ampliações curriculares,não tendo nenhum caráter acadêmico,porém tem como essência a formalização dos aspectos epistemológicos,filosóficos e axiológicos adquiridos no contexto biográfico de cada pessoa individualmente.

 

Abaixo relatamos o contexto social e educacional do titulo de DOUTOR HONORIS CAUSA:

Honoris causa é uma expressão em latim e usada atualmente como um título honorífico, que significa literalmente “por causa de honra”.

Normalmente, honoris causa é utilizada quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho.

Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas no entanto tenha se destacado ou exercido grande influência em determinadas áreas, como nas artes, na literatura, na política ou promovendo a paz.

Outros aspectos que são considerados essenciais para que determinado indivíduo receba o título de honoris causa estão relacionados com a preocupação com problemas humanos, tais como a pobreza, a fome e etc.

O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional.

Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando. Por exemplo: Dr. h.c. Fulano de tal.

O prestígio da universidade que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela universidade.

SEDE DA ERICH FROMM UNIVERSITY NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

6303 Blue Lagon Dr, Suíte 400, Miami, FL, 33126

Como podemos Ajudar?